Categorias
Projetos Sócioeducacionais

Pesquisa Científica: Impacto da Pandemia da COVID-19 na qualidade de vida de trabalhadores da saúde

Introdução

A pandemia da COVID-19 impactou a vida das pessoas nos diversos eixos, e no sistema de saúde alterou toda a dinâmica dos serviços que já são ofertados. A falta de apoio material e institucional criou um cenário crítico em que os trabalhadores sofriam de medo e ansiedade, sentiam-se despreparados e relataram um aumento nos problemas de saúde mental.

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida dos trabalhadores de saúde da rede pública e privada que atuaram no atendimento de pacientes com COVID-19

Método

Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. A população do estudo será composta por indivíduos de ambos os sexos, que atuaram em instituições de saúde pública que realizaram atendimento de pacientes com COVID-19. Serão coletado dados, através do Google FORMS, referentes ao perfil socioeconômico e demográfico destes trabalhadores, nível de qualidade de vida, a partir questionário WHOQOL-Bref; religiosidade, a partir do índice de religiosidade de Duke (Durel); bem-estar, a partir da escala do bem-estar subjetivo (EBES) e nível de atividade física, a partir do questionário IPAQ. Todos os dados quantitativos coletados serão armazenados e analisados no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows 23.0. Será adotado um nível de significância de 5% (p<0,05). O estudo será pautado nos princípios éticos que envolvem pesquisa com seres humanos, e seguirá as normas da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).